Skip to Main Content

ProQuest Platform (Portuguese)

Busca Padrão - Linguística

BUSCA PADRÃO NO SISTEMA

  • 2 ou mais palavras separadas por espaço(s) como advertising campaigns se buscam com um AND implícito.
  • Inclua as palavras entre aspas " " para buscar frases exatas. ex. "advertising campaigns"

CONFIGURAÇÃO PADRÃO QUE PODE SER MODIFICADA:

 

  • Se um campo específico não for inserido com uma consulta de pesquisa, o padrão é pesquisar em Todos os campos + Texto (todos os campos indexados no registro completo mais o texto completo da ProQuest) ou Todos os campos (sem texto completo) (todos os campos indexados do registro completo, mas não incluindo o texto completo).
  • Variantes da Busca (em toda a plataforma)
    • As variantes ortográficas permitem que o mecanismo de pesquisa reconheça e compare as diferenças ortográficas entre as versões americana e britânica de uma determinada palavra, como humor vs. humor.
    • O lematização permite que o mecanismo de busca reconheça e compare as diferentes formas gramaticais de uma palavra, como plurais e adjetivos comparativos e superlativos. Por exemplo, pesquisar mouse também obterá resultados em mice. Pesquisar alto também produzirá resultados "tallest".

Esses padrões podem ser controlados pelo administrador da ProQuest. Os usuários que acessam Minha conta também podem alterar essas configurações na seção Preferências da conta.

Observe que colocar seus termos entre aspas " " desativa temporariamente a pesquisa de variantes.

O novo operador { } (colchetes):

  • Se você deseja buscar uma frase exata e manter a busca de Variantes ativa, a maneira mais fácil é colocar a frase entre as aspas " " e o novo operador, recém liberado: os colchetes { }.

Compare “advertising campaign” com “{advertising campaign}”

 

Caracteres de Truncamento, Curinga e Hífens

  

 

   *

 

O asterisco (*) é o caractere de truncamento utilizado para substituir um dos vários caracteres. O caractere de truncamento pode ser utilizado ao final (truncamento à direita), ou no meio de uma palavra. O número máximo de caracteres que se recuperarão é 5.

Exemplo: buscando por econom* encontrará economY, economICS, economICAL, etc.

Truncamento limitado: você pode inserir um número próximo ao asterisco para definir o escopo do truncamento. O número máximo permitido é 20. Desta forma, o limite padrão de no máximo 5 caracteres pode ser excedido.

Exemplo: econom[*2] encontrará economY, economIC  mas não economIST, ou seja, ele substituirá apenas até 2 caracteres

Um asterisco também pode ser usado entre aspas duplas para explicar a recuperação de plurais, por exemplo.

Exemplo: "economic value*" pode ajudar a recuperar o plural também "economic values"

(Observação: aspas exatas mais o truncamento em uma única palavra não funcionam com "econom *" o truncamento não será executado).

    ?

 

O símbolo de ponto de interrogação (?) É o caractere curinga, usado para substituir qualquer caractere único, dentro ou à direita da palavra. Só um ? irá recuperar apenas mais um caractere, ?? não recuperará menos de 2 caracteres a mais, etc.

Exemplo: Buscar por t?re encontrará tire, tyre, tore, etc.

   -

Use um hífen para indicar um intervalo ao pesquisar campos numéricos, como Data de Publicação.

Exemplo: YR(2005-2008)

   <

   >

Use os símbolos de menor ou maior que para indicar antes / depois ou menos / maior ou menor / maior ao pesquisar campos numéricos, como Data de Publicação.

Exemplo: YR(>2008) encontrará documentos publicados depois de 2008

 

*Nota: Quando o asterisco (*) ou o curinga (?) São usados ​​na pesquisa, os termos recuperados por qualquer um deles não são levados em consideração ao classificar os resultados com base em sua relevância. Isso ocorre porque a ProQuest não pode avaliar a relevância desses termos para sua pesquisa, pois o termo em si não é preciso. Por exemplo, sua pesquisa por "bio *" pode retornar ocorrências de qualquer um destes termos: 'bionic' o 'biosynthesis' o 'biodegrade' o 'biographic.' Um, alguns, todos ou nenhum podem ser relevantes para sua pesquisa.

Operadores de proximidade

Os operadores de proximidade e adjacência são usados ​​para ampliar e restringir a pesquisa.

  

     NEAR/#
         n/#

Encontra documentos nos quais os termos de pesquisa são separados por um número específico de palavras (antes ou depois). Nota: Se um número não for especificado após a barra, NEAR assumirá como padrão um máximo de 4 palavras entre os termos

Exemplo: computer NEAR/3 careers                

                computer and careers pode ser separado por no máximo 3 palavras intermediárias

                retrieves        career na computer industry

  

      PRE/#
         p/#

Encontra documentos nos quais os termos de pesquisa são separados por um número especificado de palavras uns dos outros na ordem especificada. Nota: Se um número não for especificado após a barra, PRE aplicará um valor padrão de no máximo 4 palavras intermediárias.

Exemplo: "business management" PRE education  =  "business management" PRE/4 education

               "pre" p/1 war      retrieves pre-war   mas também   pre-world-war         

(Nota: para pesquisar PRE ou NEAR como termos de pesquisa, coloque-os entre aspas)

 

     EXACT
         .e

Usado principalmente para pesquisar em campos específicos, como Assunto, EXACT busca pelo termo de pesquisa exato em sua totalidade, em vez de como parte de um termo mais amplo

Exemplo: EXACT(“higher education”) no campo assunto SU.EXACT(“higher education”)

Irá recuperar os documentos com o termo temático "higher education".

Não irá recuperar: documentos com termos temáticos “higher education administration”, “women in higher education”, etc.

Precedência de Operadores

A ProQuest assume que seus termos de pesquisa devem ser combinados em uma determinada ordem. Se você incluir operadores como AND e OR na mesma string de pesquisa, eles serão processados ​​nesta ordem

PRE, NEAR AND, OR, NOT

 

Por exemplo, em uma pesquisa sobre education AND elementary NOT secondary a combinação é considerada education AND elementary, qual é correto. Esta busca retornará resultados relacionados à educação com informações sobre o nível fundamental, mas não sobre o nível médio

Esta busca retornará resultados relacionados à educação com informações sobre o nível fundamental, mas não sobre o nível médio

Os parênteses podem ser usados ​​para controlar a ordem em que os termos de pesquisa são combinados, quando a precedência do operador padrão recuperaria resultados indesejados.

Um exemplo da importância dos parênteses: Pesquisa por

dog OR cat AND food OR nutrition

 

Irá recuperar um certo número de documentos que contêm CAT e FOOD, além de um certo número de documentos que podem conter apenas DOG ou NUTRITION, incluindo vários documentos potencialmente irrelevantes

Levando em consideração a ordem de precedência, a pesquisa anterior será processada assim

 

dog OR (cat AND food) OR nutrition

 

Para obter os resultados desejados, ou seja, documentos que contenham DOG ou CAT, mas também devem conter FOOD ou NUTRITION, em qualquer combinação, use os parênteses para alterar a ordem:

(dog or cat) AND (food or nutrition)